
Um acidente com um avião LET 40 da empresa Noar, que fazia a linha Recife-Natal-Mossoró, matou ontem 16 pessoas ao cair em um terreno baldio, no bairro de Boa Viagem, em Recife, poucos minutos após a decolagem do aeroporto Guararapes/Gilberto Freire. A aeronave explodiu no momento da queda e foi totalmente destruída pelo fogo. Segundo os bombeiros, 11 viaturas foram enviadas ao local, entre carros de resgate, salvamento e combate a incêndio, e a ação foi concluída em 40 minutos. Nenhum dos passageiros ou tripulantes sobreviveu.
Piloto tentou pouso forçado em terreno baldio, mas a aeronave explodiu ao atingir o solo, ficando totalmente destruída Foto:Marcelo Soares/Esp. DP/D.A Press
O avião saiu de Recife às 6h51, com destino a Mossoró, fazendo escala em Natal. De acordo com nota oficial da Força Aérea Brasileira (FAB), aos 55 segundos de vôo, o piloto Rivaldo Cardoso comunicou à torre de controle que o bimotor apresentava problemas e que iria tentar fazer um pouso de emergência no sentido contrário ao da decolagem. No entanto, dois minutos após o primeiro contato, o co-piloto Roberto Gonçalves disse que não chegariaà pista e que tentaria fazer o pouso na praia de Boa Viagem. A torre de controle perdeu contato com o avião e quatro minutos após a decolagem ele sumiu da tela do radar.
A aeronave explodiu após atingir o solo e o piloto, o co-piloto e os 14 passageiros morreram carbonizados. Quarenta e cinco agentes da polícia e três viaturas policiais estiveram no local, além de cinco ambulâncias, equipes de investigação de acidentes aéreos da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Instituto de Medicina Legal (IML). Por volta das 11h, todos os corpos já haviam sido retirados do local e levados para o IML. Segundo o gestor do Instituto de Criminalística de Recife, Francisco Sarmento, a identificação de todos os cadáveres poderá ser feita em 15 dias. Ele explicou que a identificação de cinco mortos será realizada pelo exame de digitais, pois não estão completamente carbonizados. Os outros serão identificados através de exames de arcada dentária ou de DNA.
No fim da tarde de ontem, a FAB divulgou uma terceira nota informando que sua equipe de investigação localizou e retirou os gravadores (caixas-pretas) de dados e de voz da aeronave. "A leitura dos dados será realizada no CENIPA, desde que os materiais não estejam danificados. Os motores da aeronave, também retirados, serão encaminhados para o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), para análise", dizia a nota. O delegado Guilherme Mesquita foi designado pela Polícia Civil para investigar a culpabilidade e a responsabilidade sobre o acidente. O inquérito vai apurar se houve falha humana ou mecânica e os responsabilizados poderão ser indiciados.
Diversas empresas e entidades divulgaram notas de pesar e solidariedade às famílias das vítimas, dentre elas o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, as empresas Moura Doubex, Servicon, Supergasbras, além de diversas autoridades. A nota da presidente Dilma Rousseff dizia: "Quero transmitir minha solidariedade aos familiares e amigos dos passageiros e tripulantes neste momento de dor".
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